• Alana Dantas

POLICARBONATO VS ACRÍLICO

Conheça as diferenças e os benefícios de cada material.






O que é uma chapa acrílica e uma chapa em policarbonato?

Acrílico - é um plástico barato com excelentes propriedades ópticas (transparência), com resistência a descoloração e a perda de transmissão de luz. É usado em toldos, lentes de óculos e peças de utilidade doméstica de baixo custo.

Policarbonato - É um plástico de engenharia com excelente resistência mecânica e química, com propriedades muito superiores ao acrílico. É usado na fabricação de CD’s e DVD’s, lentes de óculos, faróis e diversas aplicações na construção civil devido a sua alta resistência às intempéries. Também é utilizado como um dos componentes da blindagem de veículos.

Ou seja, o acrílico é mais utilizado em peças de reposição ou sem muito valor agregado, enquanto o policarbonato é utilizado em peças de primeira linha, que necessitam de propriedades mecânicas e químicas muito boas. Consequentemente, os produtos fabricados em policarbonato são bem mais caros do que aqueles feitos em acrílico.

Qual o melhor material: acrílico ou policarbonato?

O policarbonato e acrílico são mais fortes e mais leves do que o vidro, mas riscam mais facilmente. Dos dois, o policarbonato tem uma maior resistência ao impacto (até 40 vezes mais resistente que o acrílico). O acrílico é rígido e pode lascar; já o policarbonato pode ser produzido em folhas flexíveis e não lasca.

Onde eles podem ser aplicados?

O policarbonato plástico é utilizado em aplicações que requerem alta resistência ao impacto e durabilidade, como em para-brisas de automóveis de corrida, viseiras de hóquei e futebol americano, garrafas de bebidas reutilizáveis, computadores e em forma de telha ou chapas em coberturas para telhados. O acrílico plástico é usado como substituto do vidro rígido, em aquários, compartimentos para animais e exposições de varejo. Ele substitui o vidro quando transparência e rigidez são necessários, mas é desejável um peso menor.

Qual o mais seguro, o policarbonato ou o acrílico?

Tanto o policarbonato quanto o acrílico são mais inflamáveis do que o vidro. Acrílico plástico queima facilmente e não deve ser utilizado em ambientes que podem conter chamas. Policarbonato plástico tem uma baixa inflamabilidade e pode se apagar por si só, mesmo que pegue fogo, embora possa sofrer danos. Para policarbonatos em contato com alimentos, como em garrafas de bebidas, há alguma preocupação do bisfenol A ou BPA contaminar a comida e ser absorvido pelo organismo. Até 2014, estudos sobre a magnitude desse efeito e os possíveis riscos para a saúde foram inconclusivos.

Qual o mais resistente, o policarbonato ou o acrílico?

Você pode cortar e perfurar policarbonato e acrílico com equipamentos padrões, mas é necessário cola plástica especial para uni-los. Como o acrílico é rígido, tende a rachar se houver furos muito perto da borda e é preciso aquecer as folhas para dobrá-las. Policarbonatos são menos propensos a lascar e rachar e as folhas podem ser dobradas quando frias. Ambos os materiais são sensíveis ao calor. Acrílicos são estáveis em temperaturas de até 90 °C, e o policarbonato pode resistir em temperaturas de até 115 °C.

As telhas de policarbonato são mais resistentes até do que as telhas de vidro, tendo 250 vezes mais resistência, além de 40 vezes mais resistência do que o acrílico.

675 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo