• Alana Dantas

Cobertura Retrátil em Policarbonato


Por suas características que englobam alta resistência a impactos, transparência, fácil manipulação, instalação e limpeza, o policarbonato vem sendo amplamente empregado em coberturas de área de lazer e até mesmo em empresas.

Com um projeto recente realizado em parceria com a SSA Vidros, a Petrochem forneceu policarbonato compacto branco para a confecção de coberturas retráteis para apartamentos localizados no térreo de um condomínio em Lauro de Freitas. Esses apartamentos dispunham de uma área externa de lazer sem qualquer tipo de cobertura. Aliou-se então a necessidade de iluminação natural com o conforto térmico proporcionado pelo policarbonato e foi desenvolvido o projeto pela SSA Vidros.

Por ser um material leve, não há rigorosidade quanto à estrutura de sustentação. Sendo assim, a cobertura foi montada com perfil de alumínio, por conta da facilidade de manuseio, instalação e da vida útil da cobertura (se bem instalada, ela pode durar muitos anos). Além disso, não é necessário soldar o material, evitando, assim, possíveis estragos como a danificação dos pisos dos clientes. Também foram utilizados materiais inoxidáveis para compor a estrutura, devido à proximidade com a região de elevada concentração de salitre.

Algo importante quando se trata da construção de uma cobertura, é a garantia de que o sistema estará bem vedado. O tipo de vedação depende de cada caso e isso leva em consideração o revestimento da parede. Há a opção de lixar a parede e aplicar um produto vedante e então fixar a estrutura à parede. Ou existe a opção também de colocar um rufo de alumínio, que a depender da parede é a opção mais cara.

Vale relembrar que um cuidado especial indicado para assegurar a resistência e estética do policarbonato é a limpeza do mesmo, portanto, o ideal é usar sabão neutro e água, evitar produtos abrasivos à base de amoníaco, pois o material pode corroer.

Além de um visual iluminado e aconchegante, o policarbonato confere ao espaço um melhor conforto térmico. Confira as fotos do antes, durante e depois da instalação das coberturas retráteis.

Créditos: SSA VIDROS E ESQUADRIAS


471 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo